Realmente, o centro de reabilitação para alcoólatras certamente é o local ideal para recuperar pacientes que estão doentes devido ao uso dessa substância psicoativa, sendo que a mesma é uma das que mais causam dependência e são consumidas no Brasil.
Na realidade, o consumo do álcool realmente é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, no Brasil mesmo, o uso dessa substância tem proporções enormes e epidêmicas, o uso abusivo de tal substância ajuda por completo na desestruturação social e possui inúmeras consequências negativas.
O melhor tratamento de um centro de reabilitação para alcoólatras
Certamente muitas pessoas se perguntam sobre qual é o melhor centro de reabilitação para alcoólatras, no entanto, antes de entender isso é preciso compreender como funcionam os tratamentos para esse enorme problema social.
Na verdade, o tratamento tende a ser bem complexo, sendo que o mesmo ainda é capaz de abranger ainda vários aspectos biológicos e psicossociais, sendo que ainda mexe por completo no seio familiar no lado profissional e ainda no ambiente social onde este paciente está inserido.
O ideal é que para lidar com essa pessoa que está doente, tratamentos multidisciplinares sejam realizados, sendo que é importante tratar do alcoolismo desde a estrutura comportamental do dependente com enfoque total nos comportamentos, sentimentos e meio de vida do ser humano.
Na realidade, a maioria dos dependentes dessa substância tendem a racionalizar, alegando que seus problemas não são tão grandes quanto parecer e que a qualquer momento podem parar com o uso da bebida, no entanto, essa é uma doença realmente grave capaz de desenvolver sérias complicações tanto físicas quanto psicológicas.
Como ocorre a reabilitação do dependente alcoólico?
É importante compreender que a reabilitação desses dependentes acaba dependendo de verdade de uma série de fatores, sendo que os mesmos devem ser individuais tais como: dissolução de pensamentos, sentimentos e comportamentos associados ao alcoolismo, entre outros.
Além do mais, o dependente adquire uma auto confiança a é capaz de mudar seus valores justamente quanto o mesmo participa do processo com a equipe de multiprofissionais, através de terapias cognitivas, psicoterapeutas, exercícios físicos, entre outros.
Além do mais, o mais importante é a reabilitação cognitiva comportamental desse paciente, sendo que o mesmo deve conseguir modificar hábitos ligados ao alcoolismo e ainda desestimular o organismo a sentir falta do álcool, reinserindo por completo valores para o bem estar do paciente.
Veja alguns dados sobre o alcoolismo no Brasil e no Mundo
De acordo com os números da Organização Mundial da Saúde mais conhecida como OMS, eles mostram claramente que o consumo de bebidas alcoólicas por pessoas que possuem idade acima de 15 anos, acabou por acelerar em uma década.
Por exemplo, no ano de 2006 era de 6,2 litros puro o consumo per capita anual, no ano de 2016 essa média passou para 8,9 litros, sendo que esse aumento representa 43,5%.
Além do mais, precisamos destacar que esse consumo nacional está bem acima da média mundial que é de 6,4 litros, sendo assim, o Brasil acaba sendo o terceiro país da América Latina e o quinto em todo continente com o maior consumo de álcool per capita.