Os dependentes químicos são pessoas que necessitam de uma atenção mais especial, já que os mesmos podem em alguns casos não conseguir voltar ao convívio em sociedade, seja por não deixarem o vício ou em caso de adquirirem alguma seqüela mental e física grave.
Mais para que se possa evitar que isso aconteça é necessário que tratemos essas pessoas que sofrem e fazem muitas famílias sofre junto. Tratamentos esses que podem ser feitos de várias formas, isso vai depender de como a pessoa esteja e seu grau de dependência.
Quais os Tipos de Tratamento
Os tratamentos para a pessoa dependente química pode ser feito, usando diversas formas, isso vai depender de como a pessoa esteja naquele momento em que ela ou alguém decide tratá-la.
Para isso podemos contar com profissionais muito bem qualificados e darão todo o suporte necessário para promover o bem estar de cada paciente e em especial dar a oportunidade de uma recuperação e de uma vida nova.
Esses tratamentos podem ser feitos como forma de acolhimento do paciente, ou seja, o primeiro contato é muito importante para o mesmo se sinta a vontade com as pessoas que vão estar ao seu lado durante um bom período de recuperação.
Nestes termos ainda temos o carinho, a atenção e o cuidado. Com isso podemos ter palestras motivacionais, as quais ajudam ao dependente a começar a conviver com outras pessoas, as consultas individuais contínuas, que ajudam ao paciente desabafar ou falar o que está angustiando.
Já que a fase de recuperação é cheia de sentimentos que se misturam quase que simultaneamente. São feitas atividades as quais ajudam a recuperar o prazer de trabalhar e a diversão através de aulas de artesanato, desenho, a jardinagem que é bastante usada e o plantio.
Os mesmos dependentes fazem o plantio dos seus próprios alimentos e também vendem boa parte para seu sustento na clínica, isso trás de volta a noção dos princípios e principalmente do que é certo e do que é errado.
Quais Profissionais fazem parte desses Tratamentos
Para se tratar um dependente químico é necessário a ajuda de vários profissionais tais como:
Psicólogo;
Psiquiatra;
Médico especializado;
Médico clínico geral;
Técnicos em enfermagem;
Assistente social;
Padres;
Pastores;
Pessoas de grupo de auto-ajuda.
Essas são algumas das pessoas que fazem com que a recuperação aconteça, a confiança volta, a auto estima suba e o crer em Deus volte.