É crescente o número de pessoas que estão se tornando dependentes de substancias licitas e ilícitas, esse número crescente é preocupante e chega a ser assustador ver que é uma situação que atinge todas as classes sócias e são pessoas de todas as idades.
O vício em álcool é algo crescente e encontramos pessoas cada vez mais jovens se tornando dependentes dessa substancia considerada licita, mas que cada vez mais destrói famílias inteiras e nem sempre as pessoas se dão conta que estão totalmente fora de controle de si por causa do vício de álcool.
A maioria das pessoas que são viciadas em álcool não se definem assim e dizem que estão no controle e podem parar quando bem querer, mas sabemos que isso não funciona desse modo e por mais que tentem não conseguem parar sem ajuda de um profissional.
Em alguns casos a perda de controle sobre o vício é tamanha que nem mesmo a família sabe qual a melhor atitude a ser tomada para ajudar essa pessoa, mas em muitos casos assim a única saída é a internação compulsória.
O que a internação compulsória?
Falar sobre internação compulsória para diferentes tipos de dependências é sempre um assunto polêmico, afinal nem todas as pessoas entendem sua necessidade e há quem diga que isso vai contra o direito das pessoas, mas em muitos casos essa é a maneira mais viável para uma recuperação de uma pessoa sobre o domínio dos vícios.
Muitas pessoas não entendem direito o que é o termo internação compulsória e a maneira como ela pode ocorrer, mas ela vem sendo cada vez mais utilizada para tratamento de diferentes tipos de dependências.
É importante ressaltar que a internação compulsória está prevista em lei e ela vai além da vontade do paciente ou de qualquer familiar, afinal ela é determinada por um juiz a partir de um pedido formal que é feito por um medido que atesta que o paciente necessita de ajuda por não ter mais domínio sobre sua condição física e psicológica.
Como funciona a internação compulsória para tratamentos de alcoólatras?
Como sabemos hoje em dia é crescente os números de pessoas cada vez mais jovens que se tornam dependentes do álcool e outras substancia, porem o álcool é um tipo de dependência que vem aumentado consideravelmente.
Muitas dessas pessoas viciadas no álcool acabam perdendo totalmente o controle da sua vida e além do mais não tem nenhum domínio sobre suas condições e por muitas vezes já ter sido acompanhado por um profissional, em casos assim é utilizada a internação compulsiva.
A internação compulsiva é prevista em lei e funciona como uma espécie de intervenção mesmo, mas essa determinada por um Juiz que analisa todo o caso após um pedido medico formal.
O paciente é analisado por profissionais que determinam o grau de sua dependência e a necessidade de internação compulsória, a partir daí o juiz determina a liminar e o local de internação do paciente, esse tipo de internação independe da vontade do paciente ou de qualquer familiar.