A dependência química assola uma grande quantidade de famílias que sofrem com o vício de algum ente querido, onde o mesmo passa mudar totalmente a vida de seus familiares.
Vários são os tipos de tratamentos para pessoas dependentes químicas, existem tratamentos mais pesados que exijam até o uso de medicamentos, como também existe o tratamento para as pessoas que ainda estão começando a usar a droga.
Mais enfim, dependendo do estado de cada paciente, é preciso buscar sempre um caminho alternativo para que eles possam se sentir a vontade perante os profissionais, e uma das melhores formas encontradas é exatamente as dinâmicas de grupo.
Dinâmicas
Quando falamos de dinâmicas de grupo na dependência química, estamos falando de métodos diferenciados que auxiliam diretamente no entendimento de que a pessoa possa participar de forma ativa de várias atividades.
A memorização de nomes é um tipo de dinâmica que exige do paciente concentração e atenção, com isso os mesmos começam ter de volta o sentido de muitas coisas que com o uso das drogas acabam por perder.
A partir do momento em que o dependente é posto a prova para memorizar os nomes dos outros membros que estão presente acontece o que chamamos de integração entre todos, com isso, todos passam a se conhecer melhor.
A dinâmica com o uso de fotografias ou figuras é bastante interessante, já que estimula cada pessoa fazer a escolha por uma, onde todos ficam espalhadas. A partir do momento
em que todos fazem suas escolhas, cada um fala o porquê da escolha.
A partir desse momento os outros passam a entendem e conhecer um pouco mais sobre cada participante, isso ligando a figura escolhida a sua própria personalidade.
O espelho é um ótimo objeto para que os dependentes químicos possam ver de verdade o que a droga fez com cada um. Isso é importante já que a maioria dos dependentes químicos foge dos espelhos a partir do momento que começam a fazer uso de drogas.
Através do espelho os dependentes começam a trazer de volta lembranças que antes não conseguiam mais ter, ou seja, eles passam a não enxergar mais essa realidade a qual estão vivendo atualmente. Com isso, passam a ter suas lembranças boas de volta.
A partir desse momento se dão conta de que é preciso mudar e começam a perceber o quanto mal fizeram a eles mesmos e a maioria das pessoas que estão ao seu redor.